RECEBA AS NOSSAS NEWSLETTERS

Geral

Fotografia

Trekking e montanha

Aventura

tel: +351 218 452 689
geral@papa-leguas.com

ENCONTRE A SUA VIAGEM

...apenas viagens novas

por palavra-chave

pesquisa avançada »

QUANDO E ONDE

| viagens | actividades |

consulte o nosso calendário geral:

Home » Trekking » América » Argentina, Chile » Grande Tour da Patagónia


Grande Tour da Patagónia

Argentina e Chile. Aventura, trekking. 17 dias de viagem. Alojamento em hostais em camaratas e tendas. Possibilidade de alojamento em quarto duplo e individual.

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Dia 1:  Voo cidade de origem - Calafate (com paragem em Buenos Aires).
     mais...
Saída em voo com destino a Calafate (escalas intermédias) e noite a bordo.
 
Dia 2:  Chegada a Calafate.
Alojamento: Hostal
Refeições: J     mais...
Chegada a Buenos Aires e caso seja necessário, transporte por conta do cliente (táxi ou bus) para o Aeropark ou Aeroporto Ministro Pistarini (30 minutos sem trânsito) para apanhar o voo doméstico para Calafate.
Chegada, assistência no aeroporto e transporte para o hostal, check-in, tempo livre e jantar de boas vindas.
Noite em camaratas.
Dia 3:  El Calafate - El Chaltén. Trekking Fitz Roy.
Alojamento: Tenda
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Depois do pequeno-almoço, iremos de autocarro ao longo de 220km até El Chaltén, uma pequena e pitoresca cidade que se encontra na base do Fitz Roy e do Cerro Torre. Durante a rota, faremos uma paragem para comermos algo e saborearmos um café quente.
 
Após a chegada a El Chalten, iniciaremos os nossos dias de trekking. Transportaremos na mochila (tamanho mínimo aconselhável de 35 litros), o equipamento necessário para 2 noites e 3 dias que passaremos em "camp sites" no parque nacional de los Glaciares, pois esses locais são inacessíveis a veículos.
A restante bagagem ficará guardada no escritório em El Chaltén e será recolhida no regresso a El Chaltén no dia 7 da viagem.
 
Iniciamos a caminhada através do trilho do Fitz Roy até a um miradouro, situado depois do "River de las Vueltas Valley" e onde as vistas para o maciço do Fitz Roy são espetaculares.
Após uma pausa, seguiremos por mais duas horas, através de turfeiras e florestas até ao camp site onde passaremos a noite. Onde usufruiremos de espetaculares vistas para as agulhas do maciço do Fitz Roy e para os glaciares das imediações. A caminhada tem cerca de 5 horas de duração com paragens.
 
Nota: As tendas são montadas no início da temporada,  assim quando chegar ao local de acampamento, a tenda já estará pronta a usar, tem uma estrutura em igloo e capacidade para uma ou duas pessoas e inclui esteira e saco-cama. Também usufruirá de uma espaçosa tenda messe para refeições com mesas e cadeiras, tenda cozinha.   
Os serviços sanitários fazem-se em latrinas.
 
 
Dia 4:  Trekking Fitz Roy - Laguna de Los Tres.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Bem cedo pela manhã, antes do pequeno-almoço, poderemos assistir à luz do sol nascente a incidir nas paredes graníticas de cor rosada. Um espetáculo a não perder.
Depois do pequeno-almoço e carregando somente o equipamento para o dia (corta-vento/impermeável, luvas,máquina fotográfica e lunch-box) i
niciaremos a caminhada ao longo do trilho do Fitz Roy até Rio Blanco (o campo base para alpinistas situado a Este do maciço).
Desde Rio Blanco, seguimos através de 1 hora até um dos locais mais espetaculares do parque, a Laguna de Los Tres, onde as vistas são magníficas!
A lagoa situa-se no sopé do maciço, com vistas únicas para as suas agulhas e glaciares, cada parede do maciço, eleva-se entre 600 e 1500 metros da base dos glaciares!  
O Fitz Roy tem cerca de 3405 metros de altitude e é considerado " o Rei da Patagónia" e uma das três montanhas mais bonitas da terra, as outras são o Alpamayo no Perú e o K2 na cordilheira do Karakoram no Paquistão.
Regresso ao acampamento ao fim da tarde.
Duração total do trekking: cerca de 5-6 horas.
 
 
Dia 5:  Trekking Cerro Torre. El Chaltén.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box     mais...
Hoje iremos conhecer o Cerro Torre durante o trekking, seguimos o trilho do «Cerro Torre» ao longo de florestas de faias, pântanos e turfeiras até ao seu campo base, local de partida de inúmeras expedições de escalada. A partir do camp base, uma curta subida leva-nos até à «Laguna Torre», emoldurada entre moreias e com o Glaciar Grande a colorir de branco o seu lado Oeste. É frequente vislumbrarmos icebergs a deslizar, empurrados pelo vento nas águas da lagoa. As escarpas finas e elegantes do Cerro Torre erguem-se a 3128m e completam este cenário impressionante.
Pela tarde, faremos o trekking de regresso a El Chaltén.
A caminhada do dia de hoje, terá uma duração de cerca de aprox. 4 horas.
Noite em hostal (camaratas).
 
Dia 6:  Trekking Loma del Pliegue Tumbado.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box     mais...
A montanha de «Pliegue Tumbado» tem uma altitude de cerca de 1500 metros e está localizada a sul do Vale de Cerro Torre, oferecendo belíssimas vistas para as montanhas, glaciares e lagos da região.
Desde os terraços desta montanha também terá fantásticas vistas para o Fitz Roy e Cerro Torre.  A partir do seu cume, teremos o prémio de usufruir de vistas sobre  «el Paso del Viento» e para algumas montanhas que se erguem da camada de gelo que se espraia no horizonte.
De acordo com a capacidade do grupo, ficaremos nos patamares intermédios ou tentaremos o cume, numa longa e suave subida. Na descida da montanha, passaremos por florestas e regiões pantanosas. Regressaremos a El Chaltén no fim do dia.
Noite em hostal (camaratas).
   
 
Dia 7:  El Chaltén - El Calafate.
Alojamento: Hostal
Refeições: P     mais...
Manhã livre e tarde livre para visitarmos a pitoresca El Chaltén ou realizarmos qualquer caminhada ou visita opcional. Sugerimos a visita ao lago do deserto, apesar do nome, a região é belíssima, rodeada por florestas de faias e por glaciares que desembocam no lago.
Por volta das 17horas (hora sujeita a confirmação) o nosso autocarro parte para o próximo destino - El Calafate, porta de entrada para os grandes glaciares do parque nacional Torres Del Paine (viagem com uma duração aproximada de 4h, 220km).
Noite em hostal (camaratas)
Dia 8:  El Calafate - Glaciar Perito Moreno.
Alojamento: Hostal
Refeições: P     mais...
Este dia é dedicado a visitar uma das maravilhas naturais do mundo: o glaciar Perito Moreno. Este glaciar desliza desde os Andes patagónicos e alberga uma toalha de gelo de cerca de 22000 metros quadrados! É o terceiro maior glaciar do planeta, depois da área de gelo da Antártida (14 Milhões de km2) e da Gronelândia (1 Milhão de Km2). Devido às suas condições excecionais de localização, é o único que nos apresenta o espetáculo grandioso do seu processo de rutura e fusão do gelo. A estrada leva-nos «a boca do glaciar», um trilho curto levar-nos-á quase às suas «entranhas»... Um experiência única e inesquecível a de estar tão perto de forças naturais inimagináveis.
Alojamento em hostal (camaratas)
O som de grandes pedaços de gelo do tamanho de prédios com mais de 20 andares ou de barcos do tamanho de paquetes de cruzeiro que frequentemente caem nas águas turquesas é aterrador.
Viagem de cerca de 1h30 (80km) de regresso ao hostal, tempo livre.  
Noite em hostal (camaratas)
 
Dia 9:  El Calafate - P.N. Torres del Paine (Chile).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Acordaremos cedo para um percurso de automóvel de 6 horas até ao parque nacional Torres del Paine. Atravessaremos a inóspita estepe patagónica seguindo partes da mítica Rota 40 para chegar à «sierra de Los Baguales», uma impressionante cordilheira entre Calafate e Paine. Atravessaremos a fronteira chilena em Cancha Carrera/Cerro Castillo.    
 
Ao aproximarmo-nos do Parque Nacional que é património mundial classificado pela Unesco, e se a meteorologia o permitir, começamos a distinguir as montanhas míticas do Paine Grande, os chamados «cornos del Paine», o Nieto e as torres. O parque alberga uma diversidade faunística única: guanacos, pequenos nandus, condores e inúmeros passeriformes e aves canoras, assim como inúmeras flores.
Chegados ao parque nacional, faremos uma caminhada com cerca de 1 a 2 horas de duração para nos familiarizarmos com a paisagem e com a bodiversidade da região.
Chegada ao "campsite" na base do Maciço das Torres del Paine.
 
Nota: As tendas são montadas no início da temporada,  assim quando chegar ao local de acampamento, a tenda já estará pronta a usar, tem uma estrutura em igloo e capacidade para uma ou duas pessoas e inclui esteira e saco-cama. Também usufruirá de uma espaçosa tenda messe para refeições com mesas e cadeiras, tenda cozinha.   
O camp site inclui serviços sanitários.  
 
 
Dia 10:  P.N. Torres del Paine. Trek Vale do Rio Ascensio - Torres Del Paine.
Alojamento: Tenda
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Bem cedo, iniciaremos a caminhada que nos levará às famosas Torres del Paine através do Vale do Rio Ascensio.
"Aqueceremos" na primeira subida, que faremos a um ritmo lento, através do vale "alpino" em forma de V até ao refúgio Chileno, um local acolhedor que permite uma pausa ou um retrocesso para aqueles caminhantes que já estão satisfeitos com a caminhada que fizeram até ao refúgio e que não querem passar o dia a caminhar. Enquanto que para os mais intrépidos, a marcha segue através das margens do rio, ladeados por bétulas, árvores emblemáticas que crescem em altitude e que também encontramos nas serras mais altas de Portugal continental (Gerês, Alvão, Cabreira, Montesinho, Estrela).  
A subida final faz-se em moreia glaciar (amontoados de pedras derivados da erosão glaciar) até ao miradouro das Torres del Paine: "então vislumbramos umas das vistas mais espetaculares da Patagónia, uma lagoa glaciar e da sua base, três torres erguem-se verticalmente - mais de mil metros - até aos céus e ficamos sem quase conseguir respirar...".
 
Este local ficar-lhe-á eternamente na memória. Após recuperarmos o fôlego, descemos pelo mesmo caminho.
Hoje a caminhada é de cerca de 7 a 8 horas.
Noite em tenda.
 
Nota: As tendas são montadas no início da temporada,  assim quando chegar ao local de acampamento, a tenda já estará pronta a usar, tem uma estrutura em igloo e capacidade para uma ou duas pessoas e inclui esteira e saco-cama. Também usufruirá de uma espaçosa tenda messe para refeições com mesas e cadeiras, tenda cozinha.   
O camp site inclui serviços sanitários.  
  
Dia 11:  Travessia do Lago Pehoe - Trek Vale Francês.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Bem cedo pela manhã, iremos de automóvel (1 hora aproximada) até ao Porto Pudeto para embarcarmos num catamarã que nos levará a atravessar o Lago Pehoe por duas vezes.
Assim que chegarmos ao outro lado do lago, deixaremos algum equipamento no acampamento desta noite para depois iniciarmos a caminhada através do Vale Francês.
O trilho circunda a região sul do Paine Grande e Lago Skottberg e continua durante um par de horas aos "altos e baixos" até à ponte suspensa do Rio Francês.
O cenário é idílico. Encontra-se entre as Torres del Paine, à sua frente, a Oeste, um "monstro" de 2700 metros de altitude chamado Paine Grande, enquanto a Este, os sedimentos negros dos picos gêmeos chamados "Cuernos" irão completar a beleza do quadro natural.
A marcha continua, durante uma hora mais, até ao Campo italiano onde terá um grande panorama da região.      
Depois do almoço, regressamos ao nosso acampamento em Paine Grande.
Hoje a duração da marcha é de cerca de 5 a 6 horas.
Noite em tenda.
 
Nota: As tendas são montadas no início da temporada,  assim quando chegar ao local de acampamento, a tenda já estará pronta a usar, tem uma estrutura em igloo e capacidade para uma ou duas pessoas e inclui esteira e saco-cama. Também usufruirá de uma espaçosa tenda messe para refeições com mesas e cadeiras, tenda cozinha.   
O camp site inclui serviços sanitários.  
Dia 12:  Trek Glaciar Grey. Puerto Natales.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box     mais...
O trilho do Lago Grey percorre o vale Pehoe até ao Vale Grey. Este magnífico vale desliza cerca de 60 km através da linha de gelo patagónica até ao lago Grey, assim chamado devido à sua cor. Continuamos a marcha, através das margens do lago e sempre com o Paine Grande a fazernos companhia e a oferecer-nos algumas das melhores vistas do parque nacional.
Em alguns troços do trilho, o lago aparece-nos com os seus icebergues de cor azulada a flutuar nas águas calmas e escuras, logo por cima, vislumbramos a cordilheira de montanhas que coroa os glaciares Grey e Tyndall.
Após a chegada ao local principal da caminhada de hoje, um miradouro com vistas para o Lago e glaciar Grey, regressaremos ao ponto de partida, pelo mesmo trilho, atravessando turfeiras e florestas.  
Pelo meio-dia, embarcaremos para voltarmos a atravessar o Lago Pehoe e seguirmos para Puerto Natales, onde está situado o hostal, onde passaremos a noite.
Puerto Natales, é uma  povoação pitoresca situada nas margens do fiorde "Ultima Esperanza", sendo inicialmente composta por pescadores, antes de se voltar para o turismo.
 
 
Dia 13:  Puerto Natales - Estreito de Magalhães - Río Grande.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Hoje, teremos uma longa viagem de automóvel. No entanto, devido ao cenário, vale bem a pena.
Seguiremos para Sul, rumo ao lendário estreito de Magalhães, à chegada a Primera Angostura, embarcaremos num ferry para atravessarmos o estreito.
Curiosamente esta passagem marítma foi descoberta em 1520 pelo português Fernão de Magalhães e era a única passagem entre oceanos até à abertura do Canal do Panamá no início do século 20.
Assim, que chegarmos à Tierra del Fuego - nome derivado dos grandes fogos avistados pelo primeiros colonos ocidentais aquando aqui acostaram, os fogos foram causados pelo indígenas e tribos locais para se aquecerem e alimentarem - regressamos à Argentina. A viagem prossegue por mais um par de horas até à Estancia Las Hijas (Río Grande), onde nos espera um churrasco à moda patagónica.
Hoje passaremos a noite num Turismo Rural (quarto básico) e com possibilidade de banhos quentes.
Dia 14:  Río Grande - Ushuaia - Parque Nacional Tierra del Fuego.
Alojamento: Hostal
Refeições: P - Lunch box     mais...
Pequeno-almoço e visita à Estancia Las Hijas, uma quinta patagónica, sobretudo de criação de gado.
A meio da manhã, continuaremos a nossa rota para Sul, em direção ao Lago Fagnano, situado nas montanhas andinas. Após uma pausa, seguiremos para Ushuaia, a cidade que se situa mais a Sul do planeta.
De Ushuaia, seguimos para o Parque Nacional Tierra del Fuego, chegando ao fim da tarde.
O parque nacional situa-se na região sudoeste da ilha, fazendo fronteira com o Chile, sendo a sua principal atração, as montanhas que se situam junto ao mar.  
Noite em hostal, em camaratas.
 
 
Dia 15:  Ushuaia . Passeio de barco no Canal Beagle..
Alojamento: Hostal
Refeições: P     mais...
Depois do pequeno-almoço, faremos uma caminhada desde o alojamento até ao cais para embarcarmos e realizarmos a visita ao lendário Canal Beagle, visitaremos a Ilha Alicia onde observaremos uma colónia de leões-marinhos, para depois seguirmos para a ilha dos pássaros, conhecida pela existência de corvos-marinhos, entre outras aves. A visita segue até ao farol "Les Eclaireurs", construído em 1919.
Regresso a Ushuaia e tarde livre.
Noite em hostal (camaratas) em Ushuaia com serviços sanitários partilhados.
 
Recomendamos a visita opcional à Estancia Harberton para visitar a colónia e pinguins.
Esta visita é paga localmente.  
 
 
Dia 16:  Voo Ushuaia - Cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Pequeno-almoço e manhã livre até à hora do transporte para o aeroporto, para o voo de regresso.
A cidade de ushuaia alberga alguns museus interessantes, e o seu centro é bastante curioso, sobretudo devido à sua típica arquitectura.
Depois do almoço, transporte para o aeroporto e voo de regresso à cidade de origem.
 
Recomendamos que faça um "Stopover" em Buenos Aires de 2 a 3 dias para visitar a cidade.
 
 
Dia 17:  Chegada à cidade de origem.
     mais...
Chegada à cidade de origem e fim dos serviços da Papa-Léguas.

Extensão: Buenos Aires

Dia 16:  Extensão Buenos Aires.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Manhã livre para visitar Ushuaia, localizada na costa norte do Canal Beagle. Poderemos visitar alguns museus muito interessantes e conhecer a arquitetura característica desta cidade.
Da parte da tarde, faremos o transfer para o aeroporto de Ushuaia para voarmos para Buenos Aires.
Chegada e transporte para o hotel por conta do cliente (táxi). Check-in e tempo livre.
 
Noite em hotel de 3 estrelas no centro da cidade (Podemos reservar hotel de categoria superior).
Dia 17:  Extensão Buenos Aires.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Dia livre para explorar a cidade. Não perca o Caminito, a Calle Florida entre outros pontos de interesse.
Dia 18:  Voo Buenos Aires - Cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Check-out do hotel e ida por conta do cliente até ao aeroporto para regressar em voo à cidade de origem.  
Dia 19:  Chegada à cidade de origem.
     mais...
Veja mais
  e partilhe

Testemunhos

 
Sem resultados
 
O seu nome *:
O seu e-mail *:
O nome do seu amigo*:
O e-mail do seu amigo*:

* campo obrigatorio