O chai é uma bebida profundamente enraizada na cultura indiana. A par do nosso café, o chai é símbolo de convivência e de hospitalidade, sendo consumido em casa de qualquer família, restaurante e banca de rua.
Embora o chá tenha chegado à Índia no século XIX, por influência britânica, os indianos rapidamente adaptaram a bebida ao seu paladar, criando uma versão única que combina o tradicional chá-preto com uma mistura de especiarias. O resultado seria o conhecido masala chai, uma fusão de ingredientes-chave como a canela, cardamomo, cravo, gengibre e pimenta-preta, que elevam, de forma significativa, a experiência sensorial.
A preparação do chai é um ritual que conecta simplicidade e arte: o chá-preto é fervido com água, leite e especiarias, adoçado com açúcar ou mel, e servido frequentemente, em pequenos copos de barro.
Os chaiwalas, vendedores de chai, são uma parte essencial do quotidiano indiano, vendendo a bebida em plena rua e, também, em comboios. No fundo, qualquer lugar ou ocasião é convidativa para tomar um chai bem quente. E para quem decide viajar pela Índia, rapidamente integrará uma, ou múltiplas, pausas-chai na sua rotina de viajante.
Mais do que uma fusão de sabores, o chai é uma celebração da identidade cultural, unindo gerações e promovendo o encontro entre pessoas.
Se o chai é uma das portas de entrada para a alma da Índia, esta viagem é o caminho inteiro. Na rota de Mumbai a Varanasi, entre mercados, comboios, templos e cidades sagradas, vais ter muitas oportunidades de o saborear — em copos fumegantes partilhados à beira da estrada ou no silêncio de um nascer do sol junto ao Ganges.
➡️ Explora a viagem completa aqui: Através da Índia – de Mumbai a Varanasi