Já te imaginaste a bordo do lendário Expresso do Oriente, eternizado no mistério de Agatha Christie? Se sim, embarca nesta viagem que, para além de uma imersão geográfica única, é também um convite à descoberta gastronómica.
Neste artigo, apresentamos os imperdíveis ao longo do caminho, organizados em formato de menu:
Munique: Na Baviera sê bávaro
É na Alemanha que abrimos o paladar a esta que será uma viagem de sabores! E, dessa forma, porque não provar a famosa schweinshaxe, joelho de porco assado, servido com chucrute e knödel? Acompanhada com uma Weissbier, cerveja de trigo de sabor encorpado e, para sobremesa, um apfelstrudel, o icónico folhado de maçã servido quente e com natas.
Viena: Onde a torta é rainha!
A nossa segunda paragem será na capital austríaca. Aqui seremos convidados a experimentar o wiener schnitzel, um bife tenro panado, servido com salada de batata. Para acompanhar, podemos pedir um copo de Grüner Veltliner, um vinho branco fresco e aromático. E porque esta é a cidade dos cafés, fará sentido fazer uma pausa para provar a inconfundível sachertorte, um bolo de chocolate denso com uma fina camada de compota de alperce.
Budapeste: Os mestres da paprika
Na Hungria o prato de excelência é o goulash, um ensopado de carne temperado com paprika, que aquece a alma de qualquer viajante. Já o lángos, massa frita coberta com queijo e natas sour cream, é um petisco imperdível. Para beber, o vinho doce Tokaji, que já era servido em casa de imperadores. Por fim, poderemos deliciar-nos com um kurtoskalac, um bolo caramelizado e crocante por fora.
Bucareste: A maravilhosa polenta!
Na capital romena, deixemo-nos levar por um sarmale, rolinhos de couve recheados com carne e arroz, acompanhados por mămăligă, a polenta romena. Os mercados e as pastelarias oferecem deliciosos papanasi, uma sobremesa de massa frita coberta com natas e doce de frutos silvestres. E para brindar? Um copo de Tuică, a aguardente de ameixa!
Sofia: Terra de vinhos e iogurtes
A nossa penúltima paragem será em Sofia, onde a influência dos Balcãs se funde com a tradição búlgara. Numa das nossas refeições, seremos tentados a provar o kavarma, um estufado de carne e vegetais, prato que merece ser saboreado com tempo. Um copo de Mavrud, ficará muito bem como acompanhamento. O iogurte tradicional, famoso pela sua textura e sabor, também terá o seu lugar à mesa.
Istambul: Um mar de especiarias
A viagem termina em Istambul, onde a gastronomia reflete a riqueza do Império Otomano. O kebap, grelhado lentamente, e acompanhado por meze, pequenos pratos de iguarias como hummus e beringela, é uma das iguarias mais famosas. Para sobremesa será possível degustar um baklava, doçaria recheada com pistácios ou nozes, coberta por uma calda aromatizada com especiarias. Para o toque final, e para brindar ao caminho percorrido, beberemos um chá turco ou um café turco, intenso e aromático.
O Expresso do Oriente é mais do que uma viagem de comboio, é um verdadeiro banquete em movimento. Se queres embarcar nesta aventura com a Papa-Léguas e o Paulo Ferreira, junta-te a nós, temos várias datas à tua espera!
🔗 Sabe mais sobre esta viagem aqui!



