pt-pt +351 21 845 26 89 / 90 geral@papa-leguas.com
+351 21 845 26 89 / 90 geral@papa-leguas.com

Serra de Guara: um paraíso escondido mesmo aqui ao nosso lado

Homepage > Atividades Outdoor > Serra de Guara: um paraíso escondido mesmo aqui ao nosso lado

Serra de Guara. Um paraíso ao “lado de casa”.

Atravessando a nossa Península, dita Ibérica, e na sombra da cadeia montanhosa que nos separa do resto do continente europeu, pudemos encontrar uma paisagem de incrível beleza natural e cuja atracão não se encontra no alto dos seus modestos picos mas sim no fundo dos seus desfiladeiros e gargantas.

Localizada nos pré-Pirenéus Aragoneses, a Serra de Guara cobre uma região de paisagens cativantes devendo o seu caráter único à presença de uma maravilha geológica distintiva: o karst. Resultado de processos geológicos complexos, que ao longo de milhares de anos moldaram toda a região, o que há 65 milhões de anos era um fundo marinho, é hoje um largo sistema de grutas, covas, barrancos, gargantas e desfiladeiros. A ação da água sobre o calcário solúvel criou um autêntico paraíso para os amantes de atividades de aventura que vêm de todo o mundo para explorar estas impressionantes formações.

Apesar de termos sistemas cársicos em outras zonas da Península, e até em Portugal, é aqui em Guara que este se mostra em toda a sua exuberância. Esta topografia única oferece as condições ideais para a prática de canyoning, da escalada e da caminhada, atividades que todos os anos atraem até aqui os seus mais fiéis e destemidos praticantes. Em particular o canyoning, ou barranquismo como por aqui se chama.

Uma das actividades mais procuradas e mais marcantes que se pode fazer nesta paisagem, onde os praticantes podem explorar as gargantas e desfiladeiros dos rios que cortam a serra, descendo por cascatas, saltando em piscinas naturais e deslizando por tobogãns esculpidos pela acção da erosão natural. Uma experiência inesquecível, onde a aventura e a adrenalina se misturam com a beleza cênica e a água azul-cristalina. O canyoning é uma atividade onde seguindo o curso normal de um rio pudemos encontrar e enfrentar uma série de desafios naturais, como quedas d’água, cascatas, rochas escorregadias e obstáculos naturais, combinando caminhada, com rapel, natação e saltos em piscinas naturais.

Além do canyoning a serra é ainda palco de inúmeros trilhos que exploram a diversidade de ecossistemas e habitats com uma grande variedade de flora e fauna. As suas cavernas e grutas são refúgios para espécies raras e endêmicas, e não passa um dia sem vermos os seus imponentes abutres a sobrevoarem os céus. Quebra-ossos, Abutre-Leonardo e até o Abutre-Egípcio são três dos habitantes locais que fazem desta paisagem a sua casa e que poderemos observar no seu ambiente mais natural.

Aldeias abandonadas, vestígios humanos com milhares de anos, picos acima dos 2.000 metros, e acima de tudo uma paisagem de invulgar beleza são alguns dos atributos desta nossa viagem ao paraíso ainda escondido da Serra de Guara.

Leave a Reply

GDPR