Testemunhos (Curso de iniciação à fotografia com Joel Santos e Magali Tarouca)

Isabel S

01/10/2012 13:27:25

A minha opinião sobre o Curso de Iniciação à Fotografia não poderia ser melhor, superou de longe as minhas expectativas.

O Joel é uma pessoa apaixonada por fotografia e conseguiu ao longo de toda a semana transmitir toda essa paixão, fazendo com que todos se entusiasmassem cada vez mais a cada dia que passava.

O dia prático não poderia ter corrido melhor, o tempo estava excelente para fotografar e os locais foram muito bem escolhidos, o que permitiu que cada um de nós conseguisse tirar fotos muito boas. É claro que as dicas e ajudas do Joel e da Magali fizeram toda a diferença, foram fundamentais para ver a diferença entre um passo para a direita e um passo para a esquerda, bem como a escolha de uma abertura em virtude de outra. Sem essas dicas provavelmente o dia não teria sido tão bem aproveitado.

Não tenho pontos negativos a apontar, o curso estava muito bem articulado e praticamente todas as coisas que foram faladas na teoria foi possível colocá-las em prática no Sábado.

Em cursos futuros a sugestão que dou é que no dia prático se aproveitasse para fotografar paisagens urbanas em vez de apenas paisagens naturais.

CRISTINA M

01/10/2012 13:06:13

Achei o curso muito interessante e correspondeu às minhas expetativas. O formador é obviamente um comunicador nato que transmite toda a paixão que tem pelo tema e isso é sempre muito gratificante para quem aprende.

Dito isto e como sugestão acho apenas que deveriam tentar criar um maior equilíbrio entre a parte teórica e a parte prática, uma vez que se torna um pouco difícil ir assimilando toda a teoria durante uma semana e depois praticar apenas durante 1 dia.

Relativamente à organização, ao espaço e aos materiais de suporte, acho que são adequados e correu tudo muito bem.
Frequentarei sem dúvida outros cursos da mesma natureza que a Papa Léguas organize.

Riccardo G

01/10/2012 12:24:19

Inscrevi-me sem saber nada de fotografia. No final da semana sabia alguma coisa de fotografia mas trouxe para casa uma nova paixão! Joel no seu melhor.

Marta I

27/07/2012 11:48:51

Foi uma agradável surpresa. A fotografia é um tema muito interessante que aliado à simplicidade explicativa do Joel e à simpatia da Magali tranformaram esta actividade numa experiencia marcante. Foram umas horas bem passadas e o Sábado é fantástico.

Mª H

24/07/2012 18:08:02

O Curso veio de encontro às minhas expectativas e posso mesmo dizer que gostei bastante.
O Joel, para além de ter muito talento, tem uma forma muito acessível de transmitir os conhecimentos necessários para quem quer levar a fotografia um pouco mais a sério.

Eu diria apenas que o tempo de trabalho prático, ou de campo, poderia ser alargado uma vez que é no terreno que conseguimos ver os resultados da teoria apreendida e ter um acompanhamento profissional que nos permite ver como funcionam e se relacionam as diversas variáveis que concorrem para a realização de uma fotografia.

Foi uma óptima experiência!

SANDRA M

15/06/2012 15:40:40

"Este curso superou as minhas expectativas! O Joel (formador) tem uma capacidade de comunicação extraordinária, conseguiu transmitir de forma muito clara e objectiva os conceitos e orientações para nos "aventurarmos" no mundo da fotografia. A parte prática foi o ponto alto deste curso: permitiu uma interacção entre todos (participantes e formadores), o acompanhamento por parte do Joel e da Magali foi muito construtivo (explicaram, sugeriram e demonstraram várias técnicas) e permitiu ter uma "amostra" do que somos capazes de fazer."

Adelaide M

04/06/2012 12:32:07

Gostei imenso do curso. Aprendi muito e gostei muito das aulas e do exercício prático.
Os formadores fizeram um trabalho excelente e estão de parabéns.

Joao E

24/04/2012 10:44:11

A minha opinião acerca do curso que frequentei é a seguinte:

1º Formação INDOOR
O curso esta bem estruturado, os formadores expõem bem os temas, esclarecem todas as questões que lhe são colocadas, interagem com todos os formandos de modo a que todos os objectivos sejam atingidos. Os meus objectivo foram atingidos.

2º Formação OUTDOOR
Foi fantastica. Consolidamos todas as aprendizagens, testamos todos os nossos skills e apreendemos quando e como devemos fotografar mesmo em condições muito adversas.

Raquel L

18/04/2012 15:42:13

Relativamente ao curso, correspondeu às minhas expectativas.
A parte teórica é bem estruturada e exemplificada.
O Joel é um óptimo profissional, bom comunicador, muito prestável e com muitos conhecimentos.
Relativamente à parte prática, tivemos algum azar com a meteorologia o que pelo menos para mim, na parte final do dia, não permitiu que usufruísse em pleno da experiência.
A minha sugestão seria a parte prática passar para dois dias (para não ser tão cansativo). Um dia incidia mais na manhã e o outro mais no final da tarde.

Gostaria também de sugerir que fosse criado um novo curso para dar continuidade a este.

Manuel J

18/04/2012 11:13:17

Em primeiro lugar gostava de dividir este pequeno comentário em duas vertentes:
Componente teórica e componente prática:
• Relativamente às aulas teóricas maioritariamente ministradas pelo Joel, gostava de realçar a sua pontualidade e disponibilidade.
O programa estabelecia cerca de duas horas diárias, contudo pela disponibilidade demonstrada quase sempre foram ultrapassadas e isso demonstra que o formador não estava preocupado em cumprir calendário mas sim em transmitir os seus conhecimentos, tendo em conta as diferenças de ritmo de cada formando.
Demonstrou ser um excelente comunicador e conhecedor técnico dos conteúdos.
• Na vertente prática, o acompanhamento realizado tanto pelo Joel como pela Magali, foi de uma grandiosa ajuda, indo muitas vezes além daquilo que seria suposto e pedido a um formador.
Em jeito de resumo, os conteúdos foram ajustados e adequados, a carga horária julgo ter sido suficiente e os formadores mostraram competência, disponibilidade e dedicação.