Testemunhos (Ascensão ao Monte Toubkal)

Maria d

18/06/2014 10:24:36

Conseguimos todos atingir o desafio Toubkal e foram 5 dias excelentes de caminhada em lugares de grande beleza. Claro que houve alguns momentos mais duros fisicamente mas mesmo os mais novos aguentaram-se bem. O guia Said e os dois muleiros (um deles, também cozinheiro) também foram excelentes e por isso, foi uma experiência soberba!

Maria d

17/06/2014 17:51:13

A viagem correu muito bem. Foi uma experiência muito rica para todos nós. Fomos muito bem recebidos e acompanhados pelo guia SAID, pelos dois HASSAM (moleiros / cozinheiros), pelas duas mulas e pelo pessoal do transfer.

Ricardo L

13/10/2009 5:40:50

A viagem foi excepcional, por um percurso lindíssimo e tranquilo na maior parte dos dias (sem o "trânsito" do percurso mais comum). Vale muito a pena fazê-la. A organização da Papa-Léguas foi irrepreensível e o acompanhamento local muito bom. Recomendo a viagem, mesmo a quem não tenha experiência anterior de trekking. Muito obrigado à Papa-Léguas e em especial ao Luís Dias. Um abraço para todos Entretanto, o link para um video com uma visão a 360º do cume (http://www.facebook.com/video/video.php?v=1046889670131&ref=nf) e mais algumas fotos da viagem (http://www.facebook.com/album.php?aid=6428&id=1762377999&ref=nf)

Nuno M

13/10/2009 5:39:23

Parti com o intuito de percorrer caminhos menos frequentados que a IC19, com a intenção de ver a lua mais de perto, de perceber se estava ou não em forma física e psicológica para lidar com novidades e dificuldades.. mas o que obtive foi muito mais: 2 amigos portugueses e um berbere, gargalhadas típicas, boa comida típica, bons alojamentos típicos, boas dejecções típicas em ambiente típico (sendo a mais especial, durante a subida ao cume, às 5h da manhã!). Tudo típico de quem se queria divertir e não olhar a pormenores insignificantes quando se enfrenta algo grandioso, nós próprios. Infelizmente, a comparação com a IC19 veio à cabeça nas poucas vezes (principalmente a descer) em que as mulas ocupavam todo o trilho e tudo o que me restava fazer era perder-me na vista deslumbrante em redor.

Paulo C

03/06/2008 11:09:27

Uma multidão caótica mexe-se, deambula, cruza a praça, em forma de trapézio, em todas as direcções. Um mar de cabeças, turbantes, jilabas. Notas nasaladas de diversas flautas árabes e o ritmo dos tambores marcam o pulsar encantado e frenético do ambiente. Pelo chão há pirâmides de laranjas, damascos, tâmaras, figos secos, azeitonas…respiro tonto o cheiro a caril, cominhos e cravinho, cobras negras saem de cestos de palha. Choco com um tuaregue de cara tapada de azul. Saltimbancos brincam com punhais e adagas para atrair turistas e uns parcos dirhams, improvisam-se teatros, juntam-se círculos em volta de contadores de histórias e adivinhos, tatuam-se as mãos e os pés por menos de um euro...

Leia tudo clicando na imagem...

Sara P

19/02/2008 5:24:41

Olá!! Estamos de volta do Toubkal. Correu tudo de forma perfeita. Estava tudo muito bem organizado e tudo o que tivemos de fazer foi simplesmente caminhar... Conseguimos o cume!!Aos 4167m tivemos por momentos um pequeno pedaço do Mundo aos nossos pés! Foi fantástico!! Obrigado por tudo!

miguel a

03/07/2007 15:49:52

Para amantes da montanha esta viagem é tudo o q se pode esperar e muito mais. Conviver c/ os berberes é aprender como as coisas mais simples são as melhores e mais belas. Não é só uma ascensão é uma viagem de auto-conhecimento coroada com um cume de 4200m