Preparado para provar tudo? Malmö tem um museu para ti
Serias capaz de provar queijo com larvas? E uma bebida feita com ratos bebés?
No sul da Suécia, o Disgusting Food Museum convida viajantes curiosos a repensar os seus preconceitos alimentares – e talvez até a redefinir o que significa comida nojenta.
O Disgusting Food Museum, localizado em Malmö, não é um museu tradicional. Aqui, os visitantes são desafiados a explorar 80 pratos provenientes de diferentes culturas, muitos deles considerados repulsivos por uns e iguarias por outros. Casu marzu, o queijo de ovelha com larvas vivas, da Sardenha, surströmming, o arenque fermentado da Suécia ou vinho de rato da China são apenas alguns exemplos.
A proposta não é chocar por chocar. O objetivo é provocar uma reflexão sobre os hábitos alimentares e culturais e mostrar que o conceito de nojento é, muitas vezes, uma construção social.
Viajar também é provar
Quem viaja, sabe: a comida é um portal para a cultura local. Muitas vezes, o primeiro impacto pode ser desconfortável — seja pelo cheiro, pela textura ou pelos ingredientes. Mas é também nesses momentos de estranheza que o nosso espírito aventureiro ganha terreno.
O museu sueco relembra-nos que pratos como os escargots franceses, o sushi japonês ou o queijo roquefort já foram, em tempos, considerados inaceitáveis por outros povos. O gosto (ou desgosto) muda com o tempo, o contexto e a exposição.
Além da componente cultural, o Disgusting Food Museum também aborda temas como sustentabilidade e alternativas alimentares para o futuro. Alguns dos alimentos em exposição — como insetos ou carne cultivada em laboratório — podem parecer estranhos agora, mas poderão vir a ser soluções viáveis para alimentar a população mundial de forma mais ecológica.
O museu está aberto de quarta-feira a domingo, entre as 12h e as 18h, e encontra-se no número 14 da Södra Förstadsgatan, em Malmö, Suécia.
Os bilhetes podem ser comprados online através do site oficial ou no local. A entrada inclui acesso a todas as exposições e, para os mais ousados, a possibilidade de provar algumas iguarias selecionadas.




Malmö: mais do que comida estranha
Se o museu aguçou a tua curiosidade, aproveita para conhecer a cidade que o acolhe. Malmö é um destino vibrante, moderno e sustentável, com cafés ecológicos, arquitetura arrojada e ligação direta a Copenhaga pela icónica ponte Øresund.
É um excelente ponto de partida para explorar a Escandinávia, descobrir sabores e paisagens únicas e viajar com todos os sentidos alerta.
Se acreditas que conhecer um país também passa pelo paladar — mesmo quando é desafiante — então sabes que a gastronomia pode ser uma das formas mais fascinantes de contacto cultural. Na Papa-Léguas, acreditamos que viajar é mergulhar de corpo inteiro nas histórias, nas tradições e, claro, nos sabores!