Situa-se na Ásia Central, sem linha de costa e está «cercado» por quatro países: Tajiquistão a sudoeste; China a este e sudeste, Cazaquistão a norte e Uzbequistão a oeste. É atravessado pelas cordilheiras montanhosas do Pamir e Alai, a sudoeste, e pela espetacular cordilheira Tien Shen, a nordeste e com o ponto maia alto a 7439 metros de altitude.
Com efeito, o potencial do território para caminhadas, «trekkings» de vários dias ou ascensões a montanhas é tremendo e inesgotável. A beleza natural, a biodiversidade, a hospitalidade e simpatia das gentes, deixam qualquer viajante surpreendido e com vontade de regressar.
A escolha dos percursos é muito difícil, devido às inúmeras opções, mas aqui deixamos algumas sugestões que deixarão qualquer viajante com vontade de se embrenhar nestas belíssimas montanhas.
- Parque Nacional Ala – Archa (JUN-SET).
Situado a cerca de 45 minutos da capital, Bishkek, é uma das primeiras hipóteses, pois além da fácil acessibilidade, tem trilhos bem marcados e paisagens espetaculares.
Aconselhamos uma caminhada de 2 dias/1 noite (pernoitando nas estancias de esqui Ak Tash ou Kashka Kuu), mas pode visitar somente num dia, com ou sem recurso a guia.
- Kyzart – Lago Song-Kul (JUN-SET).
É um dos mais espetaculares lagos de montanha do quiguistão situado a cerca de 3000 metros de altitude. Para este «trekking» de 3 dias/2 noites, de Kyzart até Song-Kul, aconselhamos que contrate os serviços de um guia/operador, pois os trilhos de acesso ao lago, situam-se em locais remotos e sem sinalização. A cereja no «topo do bolo» deste «trek», será chegar ao lago e pernoitar num campo de yurts (tendas nómadas quirguizes) situados nas margens do algo. Imperdível.
- Lago Ala-Kul (JUN-SET).
Este é uma das mais emblemáticas caminhadas do Quirguistão, a primeira opção para muitos «trekkers», devido à sua beleza que culmina no lago Ala-Kul. Qualquer agência de turismo no Quirguistão, facilmente te organiza este trekking. É necessário 3 dias/2 noites. A única desvantagem é que podes encontrar muita gente, sobretudo em Agosto.
- Por fim, alguns exemplos de caminhadas de 1 dia: Vale Jyrgalan; Cume Kashka Su (3330m); caminhada até ao Cume Elcin(5020m) na região de Jeti Oguz; de «Karakol gorge» através do lago Zhashyl Kol l até «Chelpek gorge», este último na região de Karakol, a terceira cidade do Quirguistão.
Num país, onde mais de 80% do território é composto por montanhas em ambiente pristino, não é difícil encontramos uma região para caminhar.
Em alguns locais, em quase todos, os «trekkings» fazem-se em locais remotos, por isso é altamente recomendável contratar guias locais alocados a agências credenciadas.
Contacte a Papa-Léguas para mais informações.
Boas caminhadas e não se vai arrepender, se explorar o Quirguistão a pé.