Conhecida pelas várias igrejas edificadas na base de antigos templos, e por ser a porta de saída para Machu Picchu, Cusco é uma das cidades mais encantadoras do Peru, que convida a ficar.
Com uma Praça de Armas à moda sul americana, destaca-se pela sua fonte de belíssimos detalhes dourados, mas também pela multidão que nela se junta. E apesar de ser turística, não o é de forma massiva. Veem-se vários viajantes, mas estes confundem-se com a paisagem das gentes locais. E talvez por isso seja tão acolhedora, fascinante e amiga dos que decidem visitá-la.
Há em Cusco um ambiente diferente das demais cidades peruanas, muito pelo seu Barrio San Blás, com dezenas de comércios de artesanato tradicional, cafés e restaurantes. É uma zona animada onde se respira boa disposição e uma leveza contagiante. Ao subirmos ao topo deste bairro, conseguimos ver a cidade e as suas colinas de um castanho intenso.
Para além dos tours full-day oferecidos por várias agências, é também possível descobrir locais arqueológicos nos limites da cidade de Cusco. Itinerários esses que se podem fazer a pé e/ou de autocarro local. Sacsayhuaman, Tambomachay e Puka Pukara são alguns exemplos.
Uma estadia em Cusco não deve prescindir de uma visita ao mercado de S. Pedro. Com zona de restauração dividida por duas secções: uma de bebidas de frutas e outra de comidas quentes, é o local ideal para almoçar e conviver com os habitantes que ali tomam a sua refeição.
Se sonhas explorar Cusco e seguir os passos dos incas até Machu Picchu, a Papa-Léguas leva-te no Caminho Inca, uma viagem inesquecível pelo coração do Peru.
📌 Descobre a nossa viagem ao Peru, pelo Caminho Inca aqui: Caminho Inca